Açafrão ajuda a eliminar as células gordurosas e queima até 4 kg em 21 dias


O açafrão (ou cúrcuma) equilibra os níveis de açúcar no sangue e mantém o organismo sempre em bom funcionamento, o que ajuda na constante quebra de gordura. Os especialistas garantem que é possível eliminar 4 kg em 21 dias incluindo esse tempero no cardápio ou fazendo uso oral de uma cápsula de cúrcuma diariamente. Como funciona: O açafrão pisa no freio do ganho de peso no momento em que chega ao intestino. É o que garante o médico Barry Sears, presidente da Fundação de Pesquisa sobre Inflamação (EUA): "Numa dieta normal, milhões de toxinas passam pela corrente sanguínea e contribuem para a formação de células adiposas. Quando elas inflamam, a pessoa engorda, e o açafrão ataca justamente esse processo". Estudos explicam que o tempero diminui a produção de gordura e ainda age como um anti- inflamatório natural. Tudo graças à curcumina, substância que dá o pigmento amarelo ao alimento.

"Ela faz uma varredura, eliminando as toxinas e acabando com as inflamações, que podem estar em forma de gordura localizada e celulite", afirma a nutricionista Vanessa Mara Lodi, de Florianópolis (SC). Essa faxina começa quando o açafrão encontra as células adiposas do nosso corpo e emite uma ação mutiladora que quebra a gordura. O sistema imunológico coopera nesse processo e aumenta o poder de limpeza das células. Os cientistas descobriram ainda que o tempero paralisa a produção de moléculas que colaboram com a formação do tecido gorduroso. E não é tudo: o açafrão também é termogênico, ou seja, aumenta a temperatura corporal, o que ajuda a acelerar ainda mais o metabolismo. A afirmação é da americana especialista em longevidade Dian Griesel. "Quando as células estão quentes, o metabolismo delas acelera - é como se elas tivessem deixado o sofá e saído para uma corrida", afirma. Sozinho, o efeito térmico pode queimar 350 calorias por dia. Quando o processo emagrecedor evolui, a cúrcuma trabalha para curar o corpo, impedindo que os quilos perdidos retornem. Em outra pesquisa, descobriu-se que o açafrão é capaz de reparar os tecidos do fígado que foram danificados por toxinas.
"Esse órgão sadio diminui a quantidade de ‘lixo’ circulando e isso reduz a necessidade do corpo de produzir gordura", afirma Dian Griesel. O tempero também melhora a habilidade do corpo em equilibrar o açúcar no sangue. Numa amostra clínica conduzida na Ásia, pessoas pré-diabéticas foram submetidas a uma dieta com açafrão por seis meses. Nove meses depois, nenhuma delas havia desenvolvido a doença, enquanto 19% das que estavam no grupo de controle e que não comeram açafrão ficaram diabéticas. A cúrcuma ainda combate o mal de Parkinson e o Alzheimer, de acordo com estudos realizados pela Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto. Fim do inchaço: Você precisa apenas de 1 colher (sopa) de açafrão por dia para desencadear os poderes de redução de peso e eliminar a gordura localizada. "A dica é utilizá-lo em peixes, frango, arroz integral, risotos, sopas e até em molho para salada. No começo da dieta, pode ser usado todos os dias e, após um mês, três vezes por semana, para manter o peso", explica Vanessa Mara Lodi. Só um cuidado: se você está grávida ou amamentando, não deve investir na cúrcuma sem a orientação de um médico.
O mesmo vale para pessoas com cálculos biliares ou úlceras estomacais.

LEIA MAIS IMPRIMIR ou SALVAR COMPARTILHAR ou SALVAR SALVAR PDF