Os 5 erros mais comuns na cozinha! Realmente eu não esperava cometer esses erros.


Muitas vezes cometemos muitos erros na cozinha, embora na maioria das vezes nem nos damos conta. As ações repetidas e habituais que temos como cozinhar, já são tão automáticas que muitas vezes não prestamos a devida atenção a tudo o que fazemos.
Provavelmente nós nos tornamos especialistas em ler os rótulos dos alimentos e estamos bem informados sobre os perigos do Botox, ou da interrupção da cadeia frigorífica e outros aspectos de conservação dos alimentos, antes de chegar até nós, mas não sabemos como existem muitas armadilhas escondidas em comportamentos que para nós são completamente inofensivos.
A higiene é uma questão fundamental que não deve ser negligenciada, mesmo no momento de cozinhar. Um pequeno erro pode nos custar caro, e arruinar o nosso jantar preparado com tanto empenho.


Você já pensou se tudo aquilo que fazíamos até agora está errado? Para evitar que uma noite encantadora à mesa se transforme em experiência desagradável, aqui estão os 5 erros mais comuns que normalmente cometemos na cozinha.

5) A geladeira

Na geladeira pode acontecer o fenômeno conhecido como contaminação cruzada, de acordo com que as bactérias tendem se moverem de alimentos a alimentos, podendo acontecer a contaminação entre eles. Para evitar isso, você deve fazer com que eles estejam melhor conservados na geladeira, guardados separados em recipientes fechados. Mesmo a etapa de descongelamento é importante: embora seja sempre mais aconselhável descongelar dentro da geladeira, é melhor não colocar as embalagens ou bandejas diretamente nas prateleiras.
Pois o risco de contaminação de outros alimentos com água, sangue e outros caldos drenados é grande. Obviamente, devemos ter muita atenção a própria limpeza da geladeira, que deve ser frequente limpa e desinfetada.

frigo-aperto-1

4) Utensílios de cozinha

Embora nas cozinhas profissionais os talheres e facas de corte disponíveis são muitos, e bem divididos por tipo de alimento, em casa, muitas vezes a escolha é muito mais limitada. Nestes casos, você pode optar por lavar bem as ferramentas a cada mudança de ingrediente ou de trabalhar antes os ingredientes que serão consumidos crus, e depois carnes e peixes que serão cozinhados.
A tábua de madeira também não é aconselhável, porque por ser porosa tende a absorver substâncias, tornando-se uma superfície perfeita para a proliferação de germes. Mas se você costuma usar a tábua de madeira, deve sempre desinfetá-la com uma esponja embebida em vinagre ou suco de limão.

utensili-da-cucina-1

3) Luvas

Se você tem o hábito de usar luvas para preparar as refeições, você deve sempre lembrar de substituí-las com frequência. Sem este cuidado, esta escolha que deveria ser mais higiênica, muitas vezes  acaba por não ser.

jpg" alt="guanti-in-lattice-cucina-1" width="847" height="567" />

2) Esmalte na unhas

Ao cozinhar usando esmalte nas unhas, é mais difícil ver os resíduos de alimentos que se depositam sob elas. Por esta razão, é importante usar em cada lavagem, uma escova de limpeza para mãos, e assim mantê-las higienizadas corretamente.

mettere-lo-smalto-1

1) As mãos

Lavar as mãos é uma ação muito importante para evitar a propagação de bactérias. Isso deve ser feito antes, durante e após a preparação de alimentos, especialmente quando lidamos com muitos alimentos diferentes.

Lavarsi-le-mani-1

 

LEIA MAIS IMPRIMIR ou SALVAR COMPARTILHAR ou SALVAR SALVAR PDF